Blog

Voltar

Aprenda a escolher entre vidro temperado ou vidro laminado

Você sabia que existe diferença entre vidro temperado e vidro laminado? Cada um possui características e indicações de uso distintas. Por isso vamos esclarecer suas dúvidas e te orientar na hora de definir qual deles será utilizado no ambiente.

O vidro comum é mais frágil e acaba sendo usado como base para o processo de beneficiamento dos vidros laminados e temperados, que são considerados “vidros de segurança” e os mais indicados para uso na construção civil.

Confira as principais características de cada tipo:

Vidro temperado

– mais resistente a choques térmicos;

– resistente a variações de temperaturas de até 200ºC;

– não pode ser cortado ou perfurado; os cortes e perfurações precisam ser feitos antes da transformação em vidro temperado;

– em caso de quebra, os estilhaços não ficam pontiagudos.

Vidro laminado

– composto por duas ou mais placas de vidro, com camadas intermediárias de Polivinil Butiral (PVB);

– pode ser combinado a uma camada de vidro temperado;

– o PVB filtra raios ultravioleta;

– proporciona controle acústico, evitando entrada ou saída de ruídos do ambiente;

– é mais resistente a impactos;

– em caso de quebra, os estilhaços ficam colados na película.

 

Como escolher o mais adequado?

A escolha pelo tipo de vidro deve considerar as necessidades funcionais de cada projeto. Se o vidro for usado em um local sem caixilho (armação de alumínio), o mais indicado é o temperado. Esse tipo também é uma boa opção para box de banheiros, portas, janelas, peças decorativas e fechamento de ambientes.

O vidro laminado pode ser a opção ideal para uso em pisos, coberturas, pergolados e mezaninos. Já o vidro laminado temperado (que combina os dois tipos) é ótimo para fachadas, claraboias e degraus.

Quer saber mais sobre as indicações de cada um desses vidros e qual deles é o melhor para a sua obra? Venha conversar com a gente e solicite seu orçamento! Temos diversas opções de vidros e esquadrias de alumínio para você escolher aquela que combina com o seu projeto.

Postado em

Gostou? Compartilhe com seu amigos