Blog

Voltar

Portas de alumínio: o melhor custo-benefício para aberturas internas e externas

Ao pensarmos em aberturas, principalmente no caso das portas, geralmente a primeira matéria-prima que surge em nosso imaginário é a madeira. No entanto, há diversas alternativas disponíveis que podem ser mais vantajosas em diversos sentidos, como preço e durabilidade. Uma delas é o alumínio. É passado o tempo em que as portas desse metal leve e versátil são exclusivamente instaladas em cozinhas e lavanderias. A indústria se modernizou e hoje as aberturas de alumínio são excelentes alternativas até mesmo em termos de design. Conheça melhor os benefícios desse tipo de produto:

 

Vida útil prolongada

Uma das características que tornam o alumínio um material atrativo para confecção de aberturas é sua alta durabilidade e resistência. Por ser um metal naturalmente anti-oxidante, as ações do tempo como a chuva, o sol, a umidade e a maresia têm pouco ou nenhum efeito sobre suas características físico-químicas. Isto é, a ferrugem nunca será um problema. Além disso, ao contrário da madeira, o alumínio não corre o risco de sofrer degradação por causa de malefícios como bolor, mofo, apodrecimento, estufamento e ataque de pragas como o cupim.

 

Fluidez

Uma questão que deve ser levada em consideração no momento de escolha das aberturas é a usabilidade. Sabemos o quão incômodas podem ser portas e janelas rígidas que emperram ao serem manuseadas para abrirem ou fecharem. De fato, em virtude do estufamento e do empenamento, a tendência da maioria das esquadrias em madeira é perder a fluidez de corrimento com o tempo. 

Quem opta por esquadrias de alumínio está livre desses problemas. Além de ser um metal leve que não sobrecarrega as estruturas do imóvel, todos os processos de desenvolvimento de portas e janelas de alumínio são padronizados e milimetricamente exatos, o que produz aberturas leves, de fácil manuseio e corrimento suave.

 

Sustentabilidade 

O alumínio pode ser reciclado com 100% de eficiência. Isto é, pode ser reciclado quantas vezes for preciso sem perda de nenhuma propriedade original. Além disso, a reciclagem do alumínio consome somente 5% da energia empregada para a produção do material primário, o que torna o processo atrativo em todos os aspectos, inclusive no econômico.

 

Design

Por ser maleável e de fácil manuseio, o alumínio é um material extremamente versátil para a produção de esquadrias. Além disso, as portas desenvolvidas a partir desse material podem receber diferentes tipos de acabamento, o que as torna uma solução altamente personalizável. As aberturas de alumínio têm um visual sofisticado e limpo, o que vai ao encontro das principais tendências de arquitetura e design de interiores dos últimos anos.

 

Necessidade baixa de manutenção

Ao contrário de portas de madeira e de ferro, as de alumínio não demandam pintura periódica. Isso se dá também em virtude de um tratamento chamado de pintura eletrostática que é aplicado à superfície do metal. Esse tipo de procedimento que utiliza tinta em pó concede ao alumínio uma camada protetora extremamente resistente. Ou seja, exceto esporádicos apertos de peças e lubrificações, portas de alumínio não demandam manutenção.

 

Confira abaixo alguns dos modelos de portas de alumínio em projeotos já desenvolvidos pela nossa equipe:

 

Portas pivotantes externas

 

Porta pivotante externa em acabamento que imita madeira

 

Portas pivotantes internas

 

Porta pivotante com basculantes 

O alumínio oferece benefícios inéditos não somente para o desenvolvimento de portas e outras aberturas, como também para a construção civil de um modo geral. Além de abrir novas possibilidades para engenheiros e arquitetos, o material é a alternativa mais sustentável entre outros materiais mais difundidos, tanto por causa da reciclagem, quanto em virtude de sua durabilidade superior. Com tudo isso em vista, o alumínio definitivamente deveria ser uma alternativa a ser considerada para o projeto da sua casa ou da sua empresa. Caso esteja com isso em mente, entre em contato conosco. Oferecemos soluções personalizadas e completas em vidraçarias e persianas.

Postado em

Gostou? Compartilhe com seu amigos