Blog

Voltar

Portas de correr e os seus benefícios para ambientes internos

Um dos principais desafios de arquitetos e designers de interiores é criar ambientes funcionais e práticos sem deixar de lado a dimensão do design. Algumas tecnologias contribuem para a realização de tais projetos, e um deles é a porta de correr. Muito comum em armários e roupeiros, a porta de correr é fixada sobre trilhos e desliza horizontalmente ao abrir e fechar. Esse tipo de solução vem se reinventando e se fazendo cada vez mais presente em aberturas de imóveis de arquitetura contemporânea, e isso se dá em virtude de diversos benefícios que a tecnologia oferece. Confira os principais:

 

Melhor aproveitamento de espaço

Uma porta regular requer certa amplitude de espaço livre de objetos em seu entorno para que o movimento de abrir não seja obstruído por algum obstáculo. Em imóveis pequenos, isso pode significar uma área considerável que poderia ser melhor aproveitada para compor o layout do ambiente. Uma vez que portas de correr só necessitam de uma parede para onde possam deslizar horizontalmente, elas são uma excelente alternativa para liberar o espaço disponível para móveis ou itens de decoração.

 

Integração de ambientes

Outro benefício pelo qual arquitetos e designers de interiores fazem uso da porta de correr é a sensação de amplitude que ela proporciona. Quando aberta, ela oferece uma livre circulação e comunicação, integrando os dois ambientes como se não houvesse porta alguma entre eles. No entanto, sem deixar de oferecer a possibilidade de isolar um ambiente do outro. É uma estratégia boa para separar salas de cozinhas ou corredores, quartos de seus closets, entre outros. Essa técnica também pode ser usada para as aberturas voltadas para o quintal, transformando completamente a experiência que o imóvel oferece, integrando ambientes internos e externos.

Ainda há a possibilidade de substituir a parede de alvenaria por painéis do mesmo material da porta de correr, estimulando ainda mais esse efeito de integrar ou isolar completamente.

 

Funcionalidade

Esquadrias bem construídas e instaladas como as da Bela Vista produzem portas de correr leves que deslizam com facilidade, com fechamento suave e silencioso. Desta forma, essa tecnologia oferece uma experiência funcional e agradável ao navegar pela casa.

 

Design

Existem diversas possibilidades de uso das portas de correr como peças chave na decoração do ambiente. Elsa podem contribuir para a estética do espaço e até mesmo reinventar a dinâmica dos ambientes. Confira algumas possibilidades cheias de estilo:

Surgiu alguma ideia para o uso de portas de correr na sua casa? Entre em contato e vamos criar um projeto juntos.

Postado em

Gostou? Compartilhe com seu amigos