Blog

Voltar

Vidro Temperado, Laminado e Termo Acústico: conheça as características de cada um.

O vidro comum tem baixa resistência mecânica e, ao quebrar, produz estilhaços pontiagudos e cortantes, o que oferece risco. Para ser melhor empregado na construção civil, algumas técnicas foram desenvolvidas para que ele proporcione maior eficácia em diversos sentidos. Vamos falar sobre as três principais para que você conheça qual é o melhor tipo de vidro para o seu projeto. Confira abaixo:

Vidro Temperado

Ao passar pela têmpera, um tratamento termoquímico que envolve choque térmico, o vidro se torna cinco vezes mais resistente. Além de ser econômico, o vidro temperado tem grande resistência a impactos e ao vento, o que o torna próprio para a construção civil. Caso quebre, os estilhaços formados são menores e arredondados, reduzindo a probabilidade de acidentes. Uma desvantagem do vidro temperado é a necessidade de ser feito sob medida, pois não é possível cortá-lo ou furá-lo depois que ele passa pelo tratamento. Ele é indicado para utilização em vitrines comerciais, box de banheiro, sacadas de apartamento, pergolados e divisórias.

Vidro Laminado

O Vidro Laminado é formado por duas ou mais chapas de vidros com uma película de polivinil butiral entre elas, uma espécie de filme plástico que as une firmemente. Essa técnica fornece menos resistência mecânica ao vidro, mas seu principal benefício é permitir que, ao quebrar, ele apenas trinque e não estilhace. Por causa disso, ele é a opção que oferece maior segurança, além de um acabamento excelente. O vidro laminado é indicado para utilização em pele de vidro, fachadas de prédios, pergolados, esquadrias de alumínio, guarda-corpos e vitrines comerciais.

Vidro Termo Acústico

Também chamado de Insulado, o Vidro Termo Acústico é formado por lâminas de vidro paralelas e separadas por um espaçador de alumínio. A camada de ar desidratado ou de gás argônio no interior fornece ao produto suas propriedades de isolação térmica e acústica. O termo acústico é uma linha de vidro alto padrão, pois oferece acabamento impecável, conforto e economia em gastos com climatização. Ele é indicado para utilização em esquadrias de alumínio, principalmente para escritórios e residências em áreas urbanas, onde há muito ruído.

 

 

Ainda é possível unir mais de uma tecnologia em vidros para colher os benefícios de ambos. Por exemplo, é possível desenvolver peças de Vidro Laminado com chapas de Vidro Temperado, ou peças de Vidro Termo Acústico com as faces de Vidro Laminado. Interessado em saber qual é a melhor alternativa para o seu projeto e solicitar um orçamento? Entre em contato pelo WhatsApp .

Postado em

Gostou? Compartilhe com seu amigos