Blog

Voltar

Manutenção de Esquadrias de Alumínio: poucos cuidados, muitos benefícios.

Esquadrias de alumínio são consideravelmente mais resistentes e duráveis que outras produzidas por diferentes materiais. Isso se dá devido a algumas características da matéria prima. O alumínio é inoxidável, por isso é extremamente resistente contra a corrosão, a ferrugem e as ações da luz do sol e da umidade. Além disso, ele é um metal leve e forte ao mesmo tempo, o que reduz os impactos do tempo de uso causados pelo atrito e fricção. Em virtude dessas características, as esquadrias de alumínio demandam pouca manutenção. No entanto, alguns cuidados simples podem mantê-las como novas durante décadas:

 

Limpeza em dia

Não há segredo nenhum na limpeza das esquadrias de alumínio, mas é bom estarmos cientes de alguns detalhes para que não provoquemos pequenos danos às aberturas. Confira abaixo alguns deles:

  • Mantenha os trilhos inferiores e superiores livres de excesso de poeira. A sujeira pode acumular e comprometer o rolamento das roldanas. Idealmente, as aberturas deveriam ser limpas mensalmente.
  • Nunca use objetos pontiagudos para limpar as arestas, pois a pintura das esquadrias será danificada. Em vez disso, utilize um pincel.
  • Para a limpeza geral, dê preferência para soluções pouco abrasivas, como soluções de detergente neutro ou sabão natural. Nunca utilize removedores ou produtos abrasivos. O PH muito ácido ou muito alcalino pode manchar as aberturas.
  • No caso de eventuais resíduos de tinta ou massa corrida nas esquadrias, procure um produto específico para limpeza de inox e alumínio. Nunca utilize solvente.
  • Realize a limpeza com panos, toalhas ou escovas de cerdas macias. Não utilize esponjas, especialmente as de aço. Elas podem arranhar a superfície do alumínio.
  • Esquadrias de alumínio não enferrujam. No entanto, dependendo da qualidade do ar, elas podem apresentar algum nível de oxidação que se manifesta através de manchas esbranquiçadas. Para removê-las, lave a área com água quente e sabão neutro. Se não for suficiente, aplique uma mistura de suco de limão e sal, deixe agir por alguns minutos e lave novamente com água. Em seguida, seque com uma toalha macia.

 

Pequenos cuidados com as estruturas

Apesar da baixa densidade, o alumínio tem alta proporção de força para o peso e alta resistência à fratura. De qualquer forma, é aconselhável que algumas práticas sejam evitadas:

  • Não pendure ou apoie objetos nos puxadores e nas esquadrias. Com o tempo, alguma estrutura pode afrouxar e sair do prumo, comprometendo o funcionamento da abertura.
  • Nunca remova as massas de vedação aparentes aplicadas nas junções das esquadrias com o revestimento externo. Elas são essenciais para que as aberturas sejam vedadas contra a passagem de água, por exemplo.
  • Mantenha as canaletas desobstruídas. Um objeto caído nos trilhos pode danificar alguma estrutura e comprometer o rolamento das roldanas.
  • Esteja atento a possíveis desgastes em peças que compõem as aberturas. Ocasionalmente, talvez seja necessário regular um parafuso ou trocar uma borracha. Se todas as partes da estrutura estiverem em ordem, o funcionamento da esquadrias permanecerá leve e fluido.

 

Simples, né? Escolha esquadrias de alumínio e garanta que suas aberturas terão durabilidade e baixa taxa de manutenção. Desenvolvidos sob medida para as especificidades do seu projeto, os produtos Bela Vista são garantia de resistência e acabamento impecável. Entre em contato, saiba mais e solicite um orçamento.

Confira mais vantagens das esquadrias de alumínio aqui.

Postado em

Gostou? Compartilhe com seu amigos