Blog

Voltar

Saiba quais produtos não devem ser usados na limpeza de vidros e esquadrias

Todo mundo conhece uma receita caseira “infalível” para usar na hora da faxina e deixar o chão brilhando ou para tirar a sujeira impregnada no vidro do box do banheiro. Mas também existem produtos e misturas caseiras que podem danificar móveis, outros objetos e suas esquadrias de alumínio, quando usados de forma indiscriminada. 

Para cada material, existe uma manutenção adequada. No caso das esquadrias de alumínio e vidros, utilizar os produtos certos prolonga a vida útil desses itens. O alumínio, quando manuseado de forma inapropriada, tende a sofrer corrosão, e os vidros, até mesmo os mais resistentes, também podem ser danificados.

A umidade e o uso de cosméticos provocam o acúmulo de sujidades no box do banheiro. Portas, janelas e portões também concentram poeira e outras impurezas conforme o ambiente em que estão instalados. Podem pegar chuva e juntar folhas de plantas nos trilhos, por exemplo. 

De maneira geral, a limpeza das esquadrias e alumínio deve ser periódica para facilitar a remoção da sujeira pesada e feita com água e sabão neutro, esponja ou pano macio. Também é possível lançar mão de produtos específicos, mas sempre seguindo as recomendações de uso descritas nos rótulos. 

Portanto, saiba quais são os 3 itens que devem ser evitados na limpeza de vidros e esquadrias de alumínio:

– produtos corrosivos;

– produtos abrasivos ou solventes; 

– esponjas de aço.

Esses produtos podem causar riscos nos vidros e danificar a pintura e a estrutura das partes metálicas das esquadrias. Além de deixar o box e as aberturas com aspecto de velhos ou malcuidados, também podem prejudicar seu funcionamento.

Esponja de aço nos vidros

Entre as dicas mais comuns para manter vidros de box limpos, está o uso da esponja de aço. O produto entra na nossa lista dos “vilões da faxina” porque o manuseio incorreto pode gerar mais danos do que benefícios. Ela até pode ser usada no box quando estiver seca, mas é preciso esfregar com muita leveza apenas para retirar a sujeira superficial.

Para garantir uma higienização eficiente e segura dos vidros e esquadrias e mantê-los sempre com o aspecto de novos, confira as dicas que contamos aqui.

Postado em

Gostou? Compartilhe com seu amigos